Velha e Chata


Vivendo e aprendendo
15/10/2011, 4:48 pm
Filed under: Constatação, Diversão
Eu tenho uma amiga cadeirante. A conheci anos atrás, ainda andante. Ganhando de mim em um campeonato de dardos.
Bla bla bla Whiskas Saché ela sofreu um acidente que a deixou presa em uma cadeira de rodas. 

Peraí. Para tudo. Presa? Nunca nessa vida!

Ela não deixa de fazer nada que tenha vontade. Sai pra caramba, vai a festas, dirige, trabalha em uma puta empresa, namora, faz ‘coisinhas’, rs, e adora uma cervejota.

Ontem, fomos tomar uma dessas cervejotas. E na hora de ir embora, como eu também ia, me ofereci pra ajudá-la a colocar a cadeira na mala do carro. 
Morrendo de medo de fazer lambança, afinal, eu sou uma desastrada. 
Não sabia se eu podia ajudar empurrando a cadeira, não sabia o que eu devia fazer. Mas fui perguntando e indo.
Timidamente conduzi a cadeira e a levei na porta do carro.
O caminho, cheio de pedrinhas portuguesas – lindas, mas são terríveis pra um cadeirante – foi tirado de letra por ela.
Encostou a cadeira na porta do carro, abriu, puxa daqui, levanta dali e pá. Sentou no banco do motorista.
Eu, boquiaberta, perguntei o que fazer com a cadeira.

– Ah, Dri, se quiser ajudar, tudo bem, mas não precisa. 

– Não, como faz com a roda?

Nisso ela, em um movimento rápido, já havia tirado uma das rodas. 

– E como tira a outra?

– Ah, empurra aí no miolinho e pronto, a roda sai.

Achei que era simples… Demorei um pouco e consegui tirar. Achei que era o maior peso essa roda. Nada. Levíssima.
Peguei a cadeira, igualmente levíssima, e fiquei horas pra tentar encaixar no porta-malas. 

– As rodas você encaixa onde tiver espaço.

Coloquei as rodas e fechei a mala.

E lá foi ela, dirigindo seu carro, embora pra casa.
E eu fui andando, pela rua, pensando em como as coisas podem ser tão mais simples do que a gente imagina que elas sejam.

Cara… Te dedico, Crieis…. Você é foda.